X
Menu

Processo Criativo

Processo Criativo

Vou contar um pouco de como foi o meu processo criativo para escrever Scamonis. Bem… Scamonis é o meu primeiro livro e, para ser sincera, minha primeira experiência com a “escrita criativa”. Sempre me considerei uma boa leitora, mas descobri um prazer imensurável em criar minhas próprias histórias. Primeiro decidi que seria um livro de fantasia. Imaginei como o livro iria começar e como iria terminar, só não sabia o que estava no meio, o que levaria a minha personagem a chegar ao final desejado. Certa vez, li em algum lugar que o ideal é fazer um roteiro da história e ir desenvolvendo. Tentei fazer dessa forma, mas foi uma catástrofe! Não seguia nada do script e acabei seguindo mesmo foi a minha intuição… Até porque os meus personagens não me obedeciam (eu juro!). Era como se a história tivesse vida própria, como se os personagens tivessem vontade própria e eu tinha que respeitar, mesmo contra a minha vontade, a personalidade de cada um deles. A criação dos personagens também foi feita de uma forma muito “orgânica”. À medida que eu ia escrevendo, eles simplesmente iam surgindo e, dessa forma, fui construindo todo o enredo.

No início, foi bem difícil criar uma rotina, uma meta diária. Eu ficava me perguntando: quantas páginas o meu livro vai ter? Quantos capítulos? Quantas folhas por capítulo? Não tinha a menor ideia! Foi durante o processo de escrita que comecei a entender o meu ritmo e a responder a todas essas perguntas. Por também ter outra profissão, precisava usar os turnos da noite, feriados e finais de semana para escrever. Sim, eu escrevia TODOS OS DIAS! Era preciso estar intimamente conectada com a trama para que eu pudesse dar asas a minha imaginação. Perdi as contas da quantidade de vezes que li ou reescrevi o meu livro. A reescrita é algo essencial para que você alcance seu livro ideal… Ele nunca será perfeito, mas fiz o possível para torná-lo especial (ao menos para mim). Assim, espero que ele se torne especial para você também, querido leitor.

Às vezes me pergunto como nunca fiz isso antes, ser escritora, pois sinto que escrever faz parte de mim, é libertador. E a resposta é sempre a mesma: tudo acontece no tempo certo! Eu precisava de toda uma preparação, experiências e amadurecimento para chegar até aqui. Que bom que esse dia chegou! Costumo dizer que o livro me transformou e me mostrou que nada é impossível quando o desejo é verdadeiro. Não vejo a hora de poder compartilhar com vocês esse livro feito com tanto amor e dedicação.

#dicadeleituradamarcela #bibliotecadamarcela #escritoramarcelafranca #marcelafranca #scamonis #romanceefantasia #literaturafantastica #livro #leitura #euamoler #instabook #euleiobrasil #bookstagram #casaprojetosliterarios #apaixonadaporcontarhistorias #seulivrodavez

Share

One thought on “Processo Criativo

Juliana Franca says:

Que lindooo! Já estou curiosa para ler essa obra fantástica!

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *